Capítulo II – CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO
Tal como acontece com todos os seres humanos, começaste a andar por volta de 1 ano de idade, a falar com cerca de 2 anos. Brincaste com os teus colegas de escola e na puberdade sofreste um conjunto de modificações orgânicas. Na adolescência vais-te tornando cada vez mais autónomo, mas outros períodos te esperam: serás adulto, serás velho.
Neste teu processo desenvolveste-te como todos os outros indivíduos, percorrendo um caminho comum. Mas também é verdade que te desenvolveste como nenhum outro ser humano. Vives num determinado contexto social, estabeleces relações com determinadas pessoas, fazes parte de uma determinada família, o que torna a tua evolução única.
Esta situação contraditória – tens muito de comum com os outros, tens muito de diferente relativamente aos outros – é reveladora da complexidade do desenvolvimento.
De uma maneira geral, o desenvolvimento é um processo que inicia na concepção e só termina com a morte. O termo desenvolvimento quer dizer evolução, progresso, movimento, mudança, crescimento. 4
Ao estudarmos o desenvolvimento, podemos nos fixar na parte biológica, emocional, intelectual ou na parte social. O desenvolvimento não é independente do social, e este não está separado do intelectual. Em suma, todos estão relacionados. O ser humano é uma unidade e nada acontece isoladamente.
O desenvolvimento é o conceito que se refere ao conjunto de transformações sistemáticas do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que estão envolvidos múltiplos factores: biológicos, cognitivos, motores, morais, emocionais, linguísticos, afectivos, sociais, etc.
As modificações que se produzem são estruturais e comportamentais, isto é, ao longo do tempo o organismo muda, assim como mudam também a nossa maneira de actuar, agir, pensar sentir. Estas mudanças não se produzem de igual modo em todos os indivíduos: o ritmo do desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendo ocorrer acelerações e retardamentos.
O desenvolvimento acontece porque o ser humano é um sistema aberto, isto é, está em constante interacção dinâmica com o meio ambiente. É todo o corpo, toda a estrutura biológica que se modifica ao longo da vida, numa permanente troca/interacção com as várias dimensões do meio natural, social e cultural. O ser humano interage com o meio envolvente: o meio natural e a família, os amigos, o grupo de vizinhança, a escola, a comunidade, etc.
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(4) Elaine Maria Braghirolli, Guy Paulo Bisi, Luiz Antônio Rizzon e Ugo Nicoletto. Psicologia Geral 33ª ed. p. 163
Capítulo II – Conceito de Desenvolvimento
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Silvestre
Galho
2017
Existem contextos, situações, acontecimentos, acasos que influenciam activamente os
percursos da nossa vida: a mudança de terra e de casa, a doença, a morte de uma pessoa
querida, o nascimento de um filho, o divórcio, etc. Estas transições-acontecimentos,
ocorrências e mudanças implicam a pessoa globalmente nas respostas que irá dar, nas
mudanças internas vivenciadas, quer seja criança, adolescente, adulto ou velho.
Hoje, considera-se infrutífera a defesa da posição estanque entre o biológico e o social,
entre o inato e o adquirido. A dinâmica entre o organismo e o meio é uma realidade – o
indivíduo é uma unidade biopsicossocial. As capacidades internas necessitam de um meio
externo estruturante que lhes permita a sua realização. Além disso, é difícil ou até mesmo
quase impossível adquirir aprendizagens de uma forma precoce sem que haja uma capacidade
interna para essa aquisição. Assim, por exemplo, são inúteis os esforços para se ensinar um
bebé de seis (6) meses a andar ou a falar 5.
Uma questão que se pode levantar é a do problema da existência ou não de períodos
críticos, isto é, de etapas limitadas de tempo durante as quais o organismo é sensível à
estimulação do meio. Se, como já foi dito, algumas aprendizagens não são possíveis (ou sãono
deficientes) se ultrapassarem-se esses períodos. É comum dar-se o exemplo de crianças
selvagens que, não tendo sido familiarizadas com a linguagem, não conseguem adquirir essa
capacidade por terem ultrapassado determinada idade.
A investigação em psicologia do desenvolvimento recorre não só a outros ramos da
psicologia como a outras áreas científicas: à biologia genética, à etologia, à história, à
antropologia.
O significado do termo desenvolvimento tem suscitado acesos debates entre os
pesquisadores das mais variadas áreas do saber (filósofos e teóricos). Mas, apesar de existirem
pontos de vista diferentes em torno do conceito, verifica-se algum consenso, sobretudo no que
concerne as características que definem o conceito de desenvolvimento (Manuela, Pessanha;
Sílvia, Barros et all. 2010, p. 32).
Segundo Lerner (2002: 16), citado por Manuela, Pessanha; Sílvia, Barros et all. 2010,
p. 33, no seu sentido mais lato, o desenvolvimento refere-se a modificação. No entanto,
‘’modificação’’ e ‘’desenvolvimento’’ não são termos equivalentes, isto porque apesar de o
desenvolvimento implicar modificação, nem todas as modificações implicam
desenvolvimento. Assim, de modo a serem consideradas relativas a desenvolvimento, estas
modificações deverão ser sistemáticas, organizadas e sucessivas, o que significa que as
modificações observadas num momento posterior deverão ser influenciadas, pelo menos em
parte, pelas modificações ocorridas num momento anterior. Em resumo, o conceito de
desenvolvimento implica modificações sistemáticas e sucessivas que ocorrem numa
organização ao longo do tempo.
Silvestre
Galho
2017
No mesmo sentido, e no âmbito da teoria bioecológica, Bronfenbrenner, define
desenvolvimento como o fenómeno da continuidade e da modificação nas características
biopsicológicas dos seres humanos, tanto enquanto indivíduos como enquanto grupos.
Tal como referem Manuela, Pessanha; Sílvia, Barros et all. 2010, p. 33, a compreensão
completa do desenvolvimento humano só poderá ser alcançada através da integração da
filosofia, da teoria, dos métodos e dos resultados da investigação realizada nesta área
particular do conhecimento.
Em outras palavras, podemos dizer que o conceito de desenvolvimento remete-nos
para as teorias do desenvolvimento que serão abordadas a seguir.
terça-feira, 27 de março de 2018
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