Introdução
O
estudo da Psicologia Geral como uma área específica do conhecimento científico,
remete-nos para profundas reflexões sobre o comportamento do ser humano naquilo
que é a sua convivência no meio em que se encontra inserido.
Assim, para o estudo
desta cadeira, achamos necessário elaborar este suplemento programático para os
estudantes da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte em particular e do
Ensino Superior de toda Angola de forma geral. E, no intuíto de melhorarmos a
nossa actividade como docente, preferimos assentar a nossa prática em dois
pilares fundamentais:
1º
- Exigência Profissional do docente:
dando conta da necessidade de se estruturar um programa com uma base
sustentável que guiasse a nossa actividade nesta cadeira durante o semestre, elaboramos
o presente programa e um material de apoio para os estudantes. Logo,
importa-nos referir que os conteúdos existentes no material de apoio servirão
como instrumentos guiadores para as pesquisas dos estudantes durante as aulas,
bem como para as avaliações contínuas e exames finais.
2º
- O campo metodológico e epistemológico
da disciplina: com o objectivo de proporcionar maior conhecimento sobre os
aspectos gerais desta área do saber e, particularmente sobre o comportamento
dos seres humanos, construímos um material de apoio baseado em aspectos
históricos que impulsionaram o surgimento da Psicologia Geral como ciência
independente, seu objecto de estudo, sua amplitude e aplicação, bem como a
relação que a mesma mantém com outras ciências, tudo isso no capítulo I. No
capítulo II constam conteúdos relacionados aos métodos e técnicas de
investigação utilizadas em Psicologia, e no capítulo III conteúdos relacionados
ao funcionamento dos órgãos e sua implicância no comportamento humano. Assim,
acreditamos que este material servirá bem as aspirações dos estudantes a nível
das matérias ligadas ao estudo da Psicologia Geral e, um pilar para as próximas
aquisições.
A apresentação deste conteúdo
programático (durante as aulas), será desenvolvido com base a narrativa psicopedagógica,
sem descorar o aspecto interventivo dos estudantes como principais gestores de
suas aprendizagens e àqueles a quem se dirige o trabalho docente-educativo.
Para uma melhor compreensão do
programa e consequentemente do conteúdo plasmado no material de apoio,
formulamos para cada capítulo, um ou mais objectivos, que deverão ser
concretizados no final de cada um deles.
O conteúdo proposto distribui-se em três
capítulos que se podem considerar determinantes, para a melhoria da
aprendizagem dos estudantes nessa cadeira.
PROGRAMA
DE PSICOLOGIA GERAL - 2017
CAPÍTULO
I – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO
Objectivo:
COMPREENDER A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA, SUA HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO.
1.1 –
Desenvolvimento Histórico Da Psicologia
1.1.2
– Principais Posições Actuais Em
Psicologia
1.2 – Conceito E
Objecto De Estudo Da Psicologia
1.3 – Amplitude E
Aplicação Da Psicologia
1.4 – Relação Da
Psicologia Com Outras Ciências
CAPÍTULO
II – PRINCIPAIS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA
Objectivo:
CONHECER OS MÉTODOS E AS TÉCNICAS UTILIZADAS EM PESQUISAS PSICOLÓGICAS.
2.1 – Etapas E Variáveis Da Pesquisa
2.2 – A Estatística Em
Psicologia
CAPÍTULO
III – BASES FISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
Objectivo:
COMPREENDER O SISTEMA NERVOSO COMO O CENTRO COORDENADOR DE TODO FUNCIONAMENTO
DA VIDA FÍSICA E PSÍQUICA DO SER HUMANO.
3.1 - Mecanismos
Fisiológicos Do Comportamento
3.2 – Sistema Nervoso
3.2.1 - Sistema Nervoso Central
3.2.2 - Sistema Nervoso
Periférico
3.2.3 – Sistema Nervoso
Autónomo
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