terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

REPROVAÇÃO ESCOLAR



É Momento De Reavaliar  O Ano Que Passou!

Concordamos todos que são muitos os motivos que podem influenciar no sucesso ou na reprovação escolar de um determinado estudante. Concordamos também que a reprovação, além de ser frustrante para o próprio estudante e familiares, ela acaba por afectar  a auto- estima do estudante.  Por isso, meu caro, é hora de reflectir!
Muitos são os especialistas que afirmam que por trás das notas baixas que o estudante vai tendo  durante o ano lectivo todo ou  da reprovação escolar, podem estar questões muito  mal resolvidas dentro da família, desde o relacionamento dos pais que não vai bem, até a falta de tempo deles para com os filhos. Nos dias que correm,  alguns pais, devido à correria do dia-a-dia ou por comodismo, transferem a nobre responsabilidade de educação de seus filhos exclusivamente para a escola.   Um grande erro! Mas, acreditamos que o estudante universitário pela “idade e maturidade académica”, deve ter a capacidade de superar todos esses obstáculos e transitar de ano.
Porém, partilhamos ainda a opinião de que  as  atitudes de incompreensão em relação as dificuldades ou erros dos estudantes por parte dos docentes, a falta de envolvimento dos pais  na vida escolar deles, a pouca ou inexistência de motivação do estudante  pela  formação (curso), a falta de responsabilidade e organização, bem como o sofrimento do mesmo por algum conflito no ambiente escolar, também podem ser apontados como alguns dos factores  que contribuem para a reprovação do estudante.

No entanto, reconhecendo que a esse nível de ensino, “nível superior”, o estudante é o principal gestor de sua própria aprendizagem, queremos em outras palavras dizer que à ele recai a maior parte da culpa da sua reprovação, ficando uma ínfima parte da culpa repartida entre professores e familiares. Neste exacto momento, és chamado a reflectir. De quem é a culpa? Mas, mais do que atribuir culpa, é imprescindível pensar na solução.
Muitos são os estudantes que transferem a culpa de sua reprovação à professores e direcção escolar, apontando vários motivos, muitos deles as vezes sem qualquer sustentabilidade. Todavia, afirmamos que essa não á melhor solução. Não atribua a outrem a culpa dos teus erros! Seja responsável! Estudar é uma tarefa séria e que exige muita responsabilidade e dedicação! Por isso, acreditamos que a reprovação deve ser vista por um outro ângulo; o da renovação; de novas oportunidades. Portanto, somos de opinião que a reprovação deve ser vista como uma possibilidade de crescimento nos mais variados domínios: académico, intelectual, emocional e social. Pense nisso!  
Em jeito de recomendações, deixamos algumas dicas para que este ano académico que agora começas seja melhor que o anterior.
ü  Mudanças de atitude,  são fundamentais para que  o novo ano seja diferente; 
ü  Estabeleça metas e mantenha o foco no alcance das mesmas;
ü  Organize uma rotina diária de estudos com horas devidamente estipuladas;

ü  Abstém-se do álcool e outras drogas, pois elas diminuem a capacidade de reflexão.


Silvestre Galho